Destinos
Cacela Velha; Lick
Aventuras a Sul – dia 5
Quinto dia. Começámos a sentir um misto de nostalgia pelo final desta semana e uma ansiedade relativamente aos planos para os poucos dias restantes.
Já todos tínhamos ouvido falar de Cacela Velha, um paraíso referenciado em várias revistas internacionais de viagens e turismo. A acrescentar a curiosidade, a possibilidade de encontrar duas amigas do Pedro, “estacionadas” em Altura, a Carolina e a Paula.
Saímos equipados para a praia. Pouco mais de 1 hora de viagem depois, começámos por “apanhar” as gémeas e continuar a seguir em direção a Cacela Velha. Os nove lugares da carrinha foram essenciais neste dia!
O estacionamento fez-se sem problemas, num recinto em terra batida. A aldeia é mínima, mas muito bonita e com uma vista de cortar o fôlego. Depois da exploração feita, decidimos almoçar num restaurante que passou no programa “Pesadelo na Cozinha”;
fomos (a)testar a qualidade. A “Casa Azul” tem um terraço espetacular e serve uns pratos em jeito de tapas bastante saborosos e com boa apresentação. Foi uma experiência positiva e recomendamos.
Depois do almoço, descemos a
escadaria até ao areal onde, pela
manhã, tínhamos visto várias pessoas a
atravessar pela água até uma outra
língua de areia que dá para o mar.
Ficámos pela banda de cá; procurámos um local com bastante distanciamento onde pudéssemos ficar em conjunto sem incomodar ninguém. E, nas águas calmas, foi um fartote de palhaçada e descontração.
Neste lugar parece que o tempo pára, até a rede de internet fica inacessível e, ao contrário do que é habitual, isso não angustia ninguém.
Ao final da tarde, acompanhámos as construções dos caranguejos e as conversas das gaivotas em busca de comida. Nós também aproveitámos para apanhar um petisco que abundava nas zonas de água mais baixa: berbigão! Com azeite, alho e limão… podem imaginar.
Já a vislumbrar a noite, saímos de Cacela, deixámos as garotas em casa e rumámos aos Olhos de Água. O banho foi rápido pois não queríamos deixar de visitar a Lick que, entretanto, abriu portas!
Uns passinhos de dança animados acompanharam a nossa entrada no dia 6…
(Continua…)
Dicas GET Ride:
- Se colocarem o destino no GPS pode acontecer-vos chegarem à Fábrica, em Cacela. No entanto, apesar de terem aí praia, sigam em frente até à aldeia de Cacela Velha. É mesmo o paraíso e vale muito a pena conhecer.
- Nesta zona, a praia é perto de selvagem. Vão preparados com um saco para o lixo e outro para colocar berbigão. Preservem tudo o que conseguem ver.
Website: https://discoverportugal2day.com/cacela-velha/
GPS: 37o 9′ 28″ N , 7o 32′ 47″ W
2020.09.24